O Google apresentou hoje as novidades para o seu webmail no dia do seu primeiro aniversário. Os presentes para os usuários foram: formatação de texto rico (não me interessa tanto) e o dobro no tamanho de armazenamento, deixando o e-mail com 2 gigabytes. Quando vi a homepage do Gmail, imaginei claro que seria uma brincadeira de 1º de abril e ainda estou com a pulga atrás da orelha. Mas pensando bem, se isso fosse uma brincadeira, como eles iriam fazer para voltar ao tamanho de 1 GB? Pois muita gente passou a usar o e-mail para backup de arquivos pessoais e é bem possível que algum usuário já tenha ocupado mais de 1 GB nessas horas que o tamanho aumentou. Aliás eles fizeram uma coisa que achei bem interessante. A cada minuto o tamanho aumenta um pouco até chegar aos 2000 MB, o que sengundo eles mesmos pode até passar disso. Até um contador dinâmico apareceu. Eu por exemplo quando comecei a escrever isso estava com 1290 MB, agora estou com 1317 MB. Coisinha de nerd hein?
O mais legal de tudo isso é a preocupação que a equipe tem com os usuários, faz tudo pensando não só em ganhar dinheiro, mas também no que mais importa: o usuário. Não esquecendo de cutucar a concorrência. É que o Yahoo! tinha anunciado há uma semana que iria igualar o armazenamento do Gmail de 1 GB, a promessa nem foi cumprida ainda e o Google já tomou suas providências.
Usuário final satisfeito dá mais retorno, isso é inegável. Mesmo eu não usando POP3 em um e-mail com um tamanho tão grande, eles colocaram POP3, mesmo eu gostando de escrever textos sem formatação, eles colocaram a barra de formatação. Mas eu não sou o único a usá-lo. Isso é pensar no usuário, em todos eles.
Se você, como eu, procurava uma mentira, acho que vai ter que procurar mais já que achou uma verdade das mais agradáveis. Agora é esperar o que vem pela frente, se é que vem mais alguma coisa.