Há aquela velha história de problemas na relação cliente/webdesigner. Acredito que com a pouquíssima experiência que tenho já passei por maus bocados. O começo já não foi dos mais agradáveis, há pouco mais de 2 anos eu entrei no mercado, começou a caça pelos primeiros trabalhos na área. Eu ficava naquela de: "Será que devo fazer cartão de visita e sair pelo comércio oferecendo serviço? Mas eles vão perguntar quanto eu cobro, vão perguntar o que é internet... Não estou pronto para isso".
Bem... Veio a concorrência e fez isso primeiro. Hoje eles têm vários sites feitos, não posso dizer que são super sites, mas agora eles têm portifólio.Enfim, conseguimos (meu sócio e eu) o primeiro cliente. Um jornal local da minha cidade. Estava indo tudo muito bem, preços combinados (sim, rolou a dúvida de quanto cobrar pelo primeiro trabalho, acabou super barato pra ganhar cliente), datas marcadas, reformulação de logomarca, tudo tão bom. Até que começamos a notar certo descaso pela parte de administração do jornal, o final foi trágico e só serviu de lição. Fizemos tudo na confiança, terminamos nunca recebendo fotos, todos os textos necessários até que cansei de ir implorar pelo conteúdo, implorei mais por mim do que por eles.
Fazer sem contrato foi o maior erro. Erro dos grandes. Falta de sorte nessas horas também conta, mas tudo bem.Depois de alguns rumores, duas reuniões marcadas com dois clientes que não vingaram, conseguimos outro cliente, agora fora da cidade. Nessa época conheci a filosofia tableless e me rendi. O problema era o começo, sempre ouvia dizer que você deve fazer a transição de layouts de tabelas para divs gradativamente... Foi o que fiz e ficou uma porcaria em minha opinião. Além do mais o site só renderiza bem no IE, ah e eu defendia o IE com unhas e dentes, desinformação é grátis. Uma pena. Até hoje eu olho para o site e penso que poderia ter sido um grande trabalho. Odeio olhao o código dele. Existem tags "h3" sem que haja uma "h1" sequer. Super lógico! Mas o melhor é descobrir que não dói se autocriticar, mais uma lição. E é isso que me dá tesão para continuar nessa área, é o aprendizado constante, se você fizer 10 linhas de códigos você já aprendeu muito com aquilo. Isso é bom demais!
Bem, não parou por aí, pois esse mesmo cliente dava um valor imenso ao banner, coloquei um número "x" de banners nas páginas, um dia depois do site no ar recebo um lindo e-mail pedindo para praticamente dobrar esse "x". Respondi, argumentei por e-mail, por messenger, por telefone... Até que... O cliente disse: "Mas EU quero e pronto". Aí eu entreguei a Deus e entreguei o site com 193243278687216 banners. Praticamente um portal de banners, melhor de tudo é ver banners de terceiros super toscos melhorarem ainda mais o ambiente do site.Hoje enfrento um probleminha de prazo da entrega do meu terceiro site (contando com o que não foi ao ar), pela mesma razão do primeiro: cadê as fotos, vídeos, textos bla bla bla? Enquanto isso o layout antigo fica no ar, e ele não é dos melhores (não fui eu que fiz!). Mas nesse o caso é diferente.
Também enfrento os pitacos de um cliente que diz que não quer fazer banners, mas sabe, só não quer fazer. Engraçado isso. Aí já viu. O cara quer tudo do jeitinho que ele pensou. "E não pode ficar pesado hein?" E eu que tenho que pôr em prática. O jeito é ir levando.É como diz uma amiga: "Cliente é foda!"