segunda-feira, maio 23, 2005

 

_Insônia? Veja uma intro já!

Acabo de receber um e-mail de um cliente, para quem fiz um banner de aniversário, pedindo outro banner. Agora é de um cliente dele, uma franquia de produtos de beleza daqui da cidade que indicou o site da matriz para servir de inspiração e claro tirar logomarca e essas coisinhas necessárias.

O que me chamou a atenção foi a tal da abertura. Que abertura! Não em qualidade e sim em quantidade de tempo. Está bem, eu sei que tem o botão lá para pular a introdução, mas pra que serve a introdução? Para mim ela serve exatamente para isso que o botão grita, para ser pulada. Ninguém entra em um site para ver animações que louvam uma marca ou um produto ou um nome. O que acha desse blog ter uma linda abertura gigante de 1 minuto e 40 segundos (como a da Chlorophylla, sem contar o tempo de carregamento) dizendo: “Não leia só sobre tecnologia, leia sobre música, veja uma foto. Ou melhor, fotografe... Não leia só sobre internet, leia sobre o nada também...” Isso em letrinhas flutuantes com animações suaves e deslizadas intermináveis. Já imaginou alguém com sono navegando de madrugada querendo pesquisar um produto no site? Se depara com essa situação, acaba não vendo as letrinhas miúdas que dão a opção de pular e o que acontece? Ele simplesmente dorme no frente do computador, às vezes até fecha a janela.

Nunca consegui entender para que serve a tal da introdução, carinhosamente chamada de intro, num site comercial. E sempre que toco no assunto vem alguém dizendo que é “rox”, que é isso, que é aquilo. Então é para isso que serve, para massagear o ego produtivo do Webdesigner. Ele cria com todas as técnicas mais avançadas de animação em flash e põe no ar, cada exibição é um orgasmo. Ah, faça-me o favor! Dá pra parar de tratar o internauta como telespectador?

O que? O banner? Ah. Vou fazê-lo o mais simples e curto possível.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?