domingo, maio 15, 2005

 

_Java, o script

Não é só a união Adobe + Macromedia que vai mudar a internet. Como o jeito dos desenvolvedores executarem suas tarefas vai influenciar nessa mudança? Eu prefiro nem dar palpites sobre isso, pois só depois da metade do ano é que iremos ver realmente quais os programas que morrerão, quais mudarão e quais ficarão.

Uma coisa que chamou muito minha atenção esses dias foi notar como a internet já mudou, principalmente em relação ao uso do Java Script. Quem não lembra dos sites estilo “Geocities” com seus gifs animados e códigos JS que mudavam a cor do fundo de verde-limão para amarelo-manga? Ou códigos que lhe dão boas vindas com um alert bem no centro da tela.

Felizmente a coisa hoje é outra. Para mim o maior e mais conhecido símbolo de usabilidade do Java Script é o Gmail. Sem dúvida nenhuma o Google conseguiu revolucionar as interfaces de webmail. Rapidez, leveza... Já teve a curiosidade de ver o código fonte do Gmail? É uma aula de inovação. Não que você vá entender o código deles, mas isso é outra história.

O Google não parou por aí, o Google Maps é outro tapa na cara de qualquer desenvolvedor fã do Macromedia Flash.

O Java Script precisa ser usado e bem usado. Essa semana o Yahoo! mostrou que aprendeu com o rival, e não foi só no tamanho de capacidade de e-mail. Logo após a compra do Flickr, eles aumentaram as vantagens nele, agora a empresa trocou a interface em Flash pelo DHTML para tirar maior proveito nas exibições das fotos no site. Os usuários poderiam, através do Flash, inserir notinhas em certas áreas da foto. Hoje o Java Script faz isso e melhor. Além de deixar o recado, você pode formatar um link nele e agora você pode mandá-la para um grupo, blog, para um set, deletar... Tudo o que era feito com o flash, só que com mais rapidez e sem sobrecarregar a memória RAM de PCs antigos como o meu.

OrganizrAh, o Flickr não abandonou o Flash, ele ainda usa uma aplicação chamada Organizr justamente para você organizar suas fotos. Ela é incrível, mas também é incrivelmente pesada aqui nos meus 128mb de memória. Quem sabe em breve eles não estarão fazendo o efeito arrastar/soltar do Organizr em Flash num novo Organizr em DHTML?

O Firefox também está tirando proveito muito bem do JS, com a extensão Greasemonkey os desenvolvedores podem usar simples arquivos *.js para incrementar o navegador de forma muito fácil e rápida. Ah e como eu gostei disso, gostei tanto que se eu continuar nessa onda de Web designer, estou pensando em me especializar em Java Script.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?