segunda-feira, julho 18, 2005

 

_MS-Orkut, o Wallop, é uma confusão

Na visão de Aaron Clager, chefe do departamento de testes para design de software e engenharia da MSN, "em três anos ninguém vai mais ouvir falar em Google, Orkut e Yahoo!". O motivo? Para ele, o sistema de busca MSN Search vai desbancar Google e Yahoo!; e o MS-Orkut reunirá tudo o que o Orkut tem de bom, porém, com as deficiências resolvidas e uma gama de novos recursos que poderão ser integrados entre Windows, Hotmail, MSN Messenger, Office etc.

Então vamos lá ver o que vai fazer mais de 7 milhões de pessoas esquecerem o Orkut? Para começar, o site é todo em flash. Daí você já pode imaginar a demora no carregamento e a sobrecarga no processamento da máquina. Está bem que nem todo site em flash é pesado, só que nesse caso, como na maioria deles, é pesado e muito. Começando pela página que aparece quando você loga. É uma mensagem "logging in" que irrita pela demora.

As únicas coisas em comum com o Orkut que notei foram a extensão das páginas .aspx e o menu principal lá no topo da página. Por falar em menu, quase todos os elementos da interface possuem um menu próprio e que ainda se espande, em partes achei isso até positivo, mas isso acarreta uma confusão incrível na estrutura de um site que já tem tanta informação. A confusão é tanta que foi necessário colocar um funçãozinha que mostra uma dica dizendo o que é clicável na interface ao passar o mouse por cima do elemento. Isso já é uma prova de que a interface tem problemas graves de usabilidade.

Coisas que não têm no Orkut? Ele apresenta umas abas laterais que você pode arrastar e soltar elementos para "My favorites", "My pictures", "My music"... Semelhaças com o Windows? É, em alguns momentos o Wallop lembra mais um programa que um site. Ele também nos apresenta um player de música que não sai do topo da página e toca os arquivos mp3 que você ou as pessoas da rede subiram, sim tem upload de música. E de fotos também. Se tem limite de armazenamento eu não consegui ver em meio a tanta coisa. Um detalhe é que para fazer o upload ele abre um popup, uma coisa que me irritou. Ah, não sei você, mas eu achei esse player muito no visual do iPod. Ihh... Lá vem ele de novo com a história de que a Microsoft só sabe imitar. Mas ele tem até um botão "Surprise me!", lembra ou não o iPod Shuffle?

Uma coisa há de ser dita: fazer uma rede mundial de relacionamento usando o flash do jeito que foi feito é uma bela prova de tentativa de inovar e em estrutura eles conseguiram executar bem, mas onde fica a acessibilidade? Se bem que a gente já está cansado de saber que acessibilidade não é uma palavra que se encontra no vocabulário da Microsoft é bem provável que o Wallop final só rode no IE mesmo.

Para mim, dizer que as pessoas vão esquecer o Orkut por causa do Wallop é exagero dos grandes, ridicularmente grande.

Primeiro, eles esqueceram que os membros do Orkut são em sua maioria esmagadora brasileiros. Isso significa que eles deveriam colocar uma versão em português no ar, mesmo estando em fase de testes. Segundo, os mesmos brasileiros não possuem computadores de ponta com super processadores e RAM de sobra para agüentar as horas de navegação que se supõe que eles passarão, como acontece no Orkut. Terceiro, complicar uma interfase não é a melhor estratégia para abocanhar um mercado. Se o Wallop vai fazer sucesso como o Orkut ou o MSN Messenger só o tempo mesmo vai dizer.






<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?