quarta-feira, julho 13, 2005

 

_Tags, referências

Flickr's tags viram referênciaTodo mundo já sabe que o método de tags está revolucionando o modo de distribuição e organização da informação na internet. É uma maneira tão simples quanto eficiente, é genial. Exemplos muito bons disso são o del.icio.us e o Flickr. Hoje procurar um link entre as tags do del.icio.us, em alguns casos é tão ou mais eficiente quanto uma googada. O Fred, nosso guru da usabilidade aqui no Brasil, até já escreveu um ótimo artigo sobre esse tipo de classificação e organização da informação.

Acho muito interessante poder acompanhar as tags mais populares no Flickr. A qualidade do serviço deles é incrível e cada vez mais pessoas apaixonadas por fotografia, abrem uma conta la para poder compartilhar suas fotos artísticas, ou fotos da família, ou qualquer tipo de informação visual que caiba em um arquivo *.jpg, com o mundo. E um fenômeno muito interessante anda acontecendo. Dando uma olhada nas tags mais populares do dia você consegue saber que alguma coisa relevante aconteceu, desde um grande flashmob a coisas muito mais relevantes como é o caso dos atentados terroristas em Londres no dia 07. As tags mais populares dessa semana são em sua maioria relacionadas a Londres e poder acompanhar a visão de cada um sobre o atentado é incrível. Minutos depois das explosões já havia fotos tiradas e postadas direto do celular de quem estava no local. Algumas ficaram bem famosas como aquela assustadora que mostra as pessoas saindo do túnel do metrô. Houve até gente tirando foto dos noticiários da TV, direto da tela da própria TV e postando no seu Flickr.

Que outro serviço na web poderia usar as tags para dar uma incrementada? O Google bem que poderia entrar na onda e colocar isso aqui no Blogger. Será que algum serviço brasileiro vai passar a usar os "destinos" como um recurso a mais? Acho que isso seria ótimo para um portal de notícias, ou mesmo na Wikipédia.

Algumas tags do atentado

Algumas tags que recomendo






<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?